musica

24 de jun. de 2011

TUDO que aprendi foi com papai pois perdi mamae muito cedo e so ganhei uma mae faz 4 anos

imagem da internethttp://come-se.blogspot.com

reformas no jardim dos meus pais como fuçao meu deus faz 15 dias que estao la e vejam










fazia um tempo que eu não ia la na casa o pai e fui conhecer as novidades que fizeram no quintal. ali, onde estão esses canteiros em forma de letras .











fui na casa de papai , e registrei, pra mostrar pra vocês, o sistema de coleta de água da chuva que o pai instalou nos fundos da casa. ele usou um tonel reciclado, alguns canos, roscas e torneira plástica, e aproveitou a calha do telhado. a água armazenada é usada pra regar as plantas da casa, e, segundo a mãe, os resultados são bem visiveis, tanto na horta quanto no jardim, já que as plantas não gostam muito do cloro que vem na água tratada...



Gosto de comer e de cozinhar, mais ainda de saber o que estou comendo, de onde vem, como é cultivado, como é feito. E, sempre que possível, eu mesma faço, eu mesma planto. De turu do Marajó ao huitlacoche mexicano, tudo aqui é possível, não interessa se tem ou não no supermercado. Aprendi isto com meu pai


Tem mangarito no Tordesilhas, mas tá acabando





Entradinhas com mangarito. Foto: Marcos Issa


Quem gosta de mangarito, quem nunca provou mangarito e quem sequer ouviu falar em mangarito não pode perder a chance. A chef Mara Salles, do Tordesilhas, se esmerou para criar um menu inteiro dedicado a ele. Toda a produção veio do Gilberto, produtor de Paraibuna, que também vende lá na feira de produtores. E já sei que o alho negro também estará presente. Bem, reproduzo aqui o próprio convite do Ivo Ribeiro, sócio da Mara:


"Conseguimos um lote dos raros mangaritos de uma produção orgânica em Paraibuna, Vale do Paraíba, São Paulo e a chef Mara Salles preparou um cardápio especial com eles. Este cardápio será oferecido a partir do dia 11/08/2010, Quarta-feira, aqui no Tordesilhas. É uma grande oportunidade de conhecer e apreciar este ingrediente diferenciado em várias formas de preparo" ... "Venha conhecer e provar, mas venha logo, porqueTem Mangarito mas tá acabando".olha se voce nao sabe o que e´
Compram-se mangaritos




O mangarito está acabando...




Já falei antes de mangarito no post Mangarito, mangará e em muitos outros - basta procurar na caixinha de busca aí do lado direito.
As batatinhas que tenho no sítio agora são misturadas. As primeiras vieram de Pirenópolis, onde encontrei há muitos anos numa horta abandonada. A segunda leva veio do Seu João Lino, a pessoa que realmente resgatou o mangarito no Brasil e conseguiu alavancá-lo da profundeza da terra de hortas esquecidas para restaurantes importantes do Rio e São Paulo além dos saudosos e curiosos. Cheguei a dar um pouco do mangarito do Seu João para o pessoal do Sítio Bahia, que tem banca na feira de orgânicos do Parque da Água Branca, plantar, mas não sei se o cultivo foi pra frente. Até agora não vi lá pra vender. O que temos no sítio é só para nosso consumo. É pouca coisa.

Um comentário:

  1. Amiga "palavrasmágica", espero que esteja melhor, vai devagar para não se lesionar.
    Cada dia que passa você me surpreende com lugares mais bonito.
    Agradecida por compartilhar.
    Desejo um domingo bem calmoooooooooo.
    E uma semana maravilhosa, cheias de surpresas boas.
    Beijos de anis.
    Lua.

    ResponderExcluir

volte sempre

passaros

center>