musica

21 de jun. de 2011

olha que fofa a orta hoje amanheçeu florida




hoje foi o dia do poejo: fotografado, homenageado, pesquisado e bebido... uma delícia o aroma e sabor da erva, além dessas flores delicadas que explodem no meio dos ramos... é claro que é preciso chegar bem perto, mas isso o zoom da camera resolve pra gente...






além de lindo, farto!... está habitando a horta à alguns meses, e já virou essa touceira que quer se espalhar pela calçada... e eu fui passear no google pra saber mais a respeito do poejo. encontrei esse site super legal do herbário aquiléa, que tem um fichário de ervas muito bom. nem vou falar mais sobre o poejo
mamão florido





esses dois pés de mamão nasceram na horta porque quiseram: ninguém plantou... e são de duas qualidades diferentes, no tipo da flor e forma da fruta... o problema é que estamos no outono e o tempo começa a esfriar. o inverno em sta tereza é rigoroso, e o mamoeiro não aguenta geadas. espero que os frutos consigam madurar antes disso... mas, independente da vontade de colher os mamões amarelinhos, agradeço o espetáculo da floração dessas árvores caprichosas, benção







flor de milho







loiros, ruivos, castanhos... quando criança, eu adorava brincar em milharal, fazendo penteados nos cabelos de milho. nem fazia idéia que estava trançando ou emaranhando as flores da planta...
pois temos alguns pés de milho na horta que estão começando a produzir as primeiras espigas, com suas lindas cabeleiras. no topo, a parte masculina da flor, com o pólen responsável pela fecundação das sementes... é lindo...








escarola florida







a gente não sabe se chama de horta ou de jardim...
comemos muita escarola deste canteiro, mas um dos pés ficou pra sementar e apareceu com essas belas flores azuizinhas, uma beleza!
e eu abusando da macro da camera... fui uma criança que não teve microscópio, é por isso...


tomate cereja
hmmmmm.... tomatinhos para breve... novamente pois faz um mes tirei um monte da outra orta de outra qualidade mais pra molhos





deixamos um pé de cenoura para sementar na horta e eu fiz estes registros das flores, belas, fartas e brancas...



deixamos um pé de cenoura para sementar na horta e eu fiz estes registros das flores, belas, fartas e brancas...

o design da vespa







essa eu flagrei nas flores da cenoura: olha a cinturinha dela!...



flores de vagem









alguns detalhes da horta, que anda produzindo muuuuitoooo!!! os pés de vagem e suas singelas florinhas...








meninas trabalhando sobrinha e mamae de criaçao faz 3 anos que temos o privilegio de vivermos juntas meu braço direito



minha mãe foi plantar novas mudinhas de alface hoje, e recrutou uma auxiliar muito fofa: a netinha flora, minha sobrinha, que adora mexer na terra....




a mãe preparava as covas e ela separava, com toda delicadeza, os pézinhos de alface...














ao que tudo indica, vamos ter saladas muito especiais em algumas semanas...
imagem da internet










Nenhum comentário:

Postar um comentário

volte sempre

passaros

center>