musica

19 de jun. de 2011

A lida na roça


No Campo****

Em Julho já faz seis  anos que troquei a azáfama da cidade, pela calma do campo. Do meu campo…
O balanço é excelente. Uma alimentação bastante melhor, o ar que respiramos não tem comparação, e isso notou-se sobretudo na "ausência de doenças"




Arranjei amigos

Sem dúvida uma troca para muito melhor!
Aqui temos tempo para tudo.




Tudo passa por uma boa gestão do tempo e organização. Eu tenho de escrever tudo, para me conseguir orientar. E acreditem que fazia as mesmas coisas quando estava a trabalhar. É só uma questão de organização.

Assim, organizo as minhas semanas da seguinte maneira: destino dias específicos a cada tarefa, como o dia da roupa, o dia da limpeza semanal, …como vão ver:



2ª Feira - cozinhar para a semana. Tento sempre fazer coisas que se possam congelar em parcelas. Isto facilita muito a minha vida, pois tenho sempre refeições “para 4” congeladas. Não custa nada e o tempo que se perde a fazer uma bolonhesa grande por exemplo, é o mesmo que se demora a fazer apenas uma pequena. E no caso da bolonhesa tenho sempre uma base que serve para imensas receitas. Assim faço em doses maiores e congelo em parcelas. Tenho sempre á mão. O mesmo acontece com o bacalhau com natas, por exemplo. Em vez de uma travessa grande, faço duas pequenas e congelo. Assim não temos de comer restos, e ganho outra refeição para mais tarde.



3ª feira- Dia da roupa lavar

4ª feira –passar


5ª feira – Limpeza geral
Começo pelas casas de banho. Enquanto “borrifo” tudo para desinfectar, vou limpando o pó da casa. Depois aspiro. Não tenho muita paciência para tratar de um quarto de cada vez. Limpo o pó da casa toda e de seguida aspiro tudo. Regresso ás casas de banho e á cozinha para acabar a limpeza. Depois de tudo lavo o chão com detergentes específicos para os dois tipos de piso que tenho. No fim, lavo os vidros por dentro e por fora.



6ª feira- “
Com a casa limpa (ou pelos menos com a tentativa disso), dedico este dia a fazer bolos e as sobremesas para o fim-de-semana. Faço iogurtes caseiros.

Também é o dia que faço a ementa semanal (de sábado a sexta), e arrumo a despensa para poder organizar corretamente a lista de compras.



Ao Sábado vou ás compras. Sim sou louca. Estou a semana toda em casa, e vou ao super mercado ao Sábado. É uma rotina que criei e gosto. Como onde vivo não há grandes multidões, não me preocupo, e faço as compras á vontade! É também o dia que gosto de cozinhar com os meus filhos…sobremesas, bolachas, e agora o ultimo vício: decorar bolachas! Estão a ver porque é que a minha cozinha é a alma da casa? É mesmo onde passamos mais tempo!

E ainda todos os dias:


-fazer as camas


-arejar todas as divisões


- andar de quarto em quarto a apanhar o que está a mais (a toda a hora)


- passar a ropa no chão para tirar o pó


-lavar banheiro


- fazer almoço e jantar


-  roupa e estender a mesma


- regar o  meu jardim  as minhas ortas


- limpar a cozinha


- encher o cesto da lenha (nos dias frios) e limpar as cinzas da lareira


-dar um passeio e fazer exercício

-e muitas coisas mais que me esqueci e que vão aparecendo e no domingo ajudo na lida no campo colhendo feijão  cafe arroz mas não e´ uma regra ajudo  quando poço  meu marido e meu pai se sacrificam muito!
Como vêm deixei de trabalhar fora de casa, mas raramente estou parada.

Acreditem que me sinto muito mais cansada do que quando estava a trabalhar. Mas é um trabalho para mim, e para os meus. E não há nada mais gratificante . Gosto de ter tudo organizado até ao fim de semana. Adoro a vida que tenho e não a troco por nada!


imagem da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

volte sempre

passaros

center>